O Tratamento Térmico HT é um serviço prestado pela LPZ de interesse  primordial às empresas que exportam seus produtos.

A LPZ obteve em 1º de novembro de 2006 o credenciamento do Ministério da Agricultura para imunizar embalagens e suportes de madeira de acordo com a Norma Internacional para Medidas Fitossanitárias, a NIMF nº 15 da FAO.

           O método de imunização empregado pela LPZ é o Tratamento Térmico (HT), aquele em que a madeira é imunizada em uma câmara, por ar quente forçado (AQF). Utilizando-se apenas água e calor, não há emprego de gases ou produtos químicos, ou seja, no tratamento térmico não há qualquer risco de que a madeira imunizada venha a contaminar os produtos embalados, sejam estes gêneros alimentícios ou qualquer outra mercadoria.

 

           A Norma estabelece que a imunização obtida por  Tratamento Térmico (HT) submeta a madeira a um aquecimento progressivo, segundo uma curva de tempo/temperatura, mediante o qual o centro da madeira alcança uma temperatura mínima de 56º C, durante um período mínimo de 30 minutos. Este tratamento é realizado  em uma câmara de secagem, monitorada e controlada eletronicamente  durante todo o processo.

Cada processo de imunização gera a emissão de um laudo que permite a rastreabilidade do produto ou serviço a qualquer tempo e em qualquer lugar, mesmo que o produto se encontre em longínquo destino.

A imunização dos suportes e embalagens de madeira é uma exigência à exportação de produtos para todos os países que participam do comércio internacional e tem como objetivo criar uma barreira de proteção fitossanitária, impedindo que pragas florestais entrem ou saiam dos países e provoquem prejuízos financeiros e ambientais de grandes proporções.

 
     
 
Clique aqui p voltar!
 
Nova Mídia
Conheça!!!